ABGF debate seguros e garantias na ABDIB

Assuntos diversos 3 de abril de 2024

Crédito: Comunicação ABDIB

Com a missão de tornar a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) a Casa de Soluções para preencher lacunas do mercado privado de seguros e garantias, a Presidente da estatal, Maíra Madrid, foi a convidada, nessa terça-feira (2), para a reunião do Comitê de Financiamento, Riscos e Garantias da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB), tradicional entidade de desenvolvimento do setor no Brasil.

Diante da expertise de avaliar riscos em operações de créditos à exportação, a ABGF passa por reestruturação depois de deixar o Programa Nacional de Desestatização (PND) e está em busca de novos negócios. Em sua palestra, Maíra falou sobre ampliação da concessão de seguros e garantias, não só para o setor de aviação, mas inclusive, para pequenas e médias empresas. Ao destacar o caráter da estatal de contribuir com políticas públicas e produtividade da economia brasileira, a economista deu ênfase à forte atuação do governo federal em dar prioridade à economia verde para que o Brasil realize os investimentos necessários ao enfrentamento às mudanças climáticas.

Segundo Maíra, a ABGF pode trabalhar ao lado da iniciativa privada na construção de soluções também para a segurança de operações de infraestrutura, como na área social. “A sociedade quer eficiência e eficácia no trato dos recursos públicos e que sua utilização tenha efeito multiplicador na economia. A ABGF pode ser o ser o elo na cadeia de empresas de seguros e garantias do país”, afirmou citando a atuação da estatal em parceria com o BNDES, SE-CAMEX e o Ministério da Fazenda.

Na mesma linha, o diretor de Garantias, Luiz Eduardo Legaspe, que participou do evento, colocou a estatal à disposição da ABDIB para o encontro de soluções, assim como ocorre nas agências internacionais similares à ABGF. “Com criatividade, podemos encontrar soluções nacionais ouvindo as entidades brasileiras sobre as necessidades do setor para desenhar um modelo”, disse, ao reforçar o importante papel da ABGF para o setor como um complemento ao mercado privado e a capacidade técnica do corpo funcional da empresa na gestão de riscos de grandes operações.